Leia > As 7 perguntas mais comuns sobre Marketing Olfativo

Descrevemos abaixo, um texto que pode ajudar a sua empresa a entender todas as potencialidades do Marketing Olfativo.

As 7 perguntas mais comuns sobre Marketing Olfativo

1 - O que é Marketing Olfativo

É uma excelente ferramenta de marketing, porém, ainda pouco explorada no Brasil. O marketing olfativo se utiliza da aromatização de ambientes e de produtos para atrair e fidelizar clientes, criando uma identidade única para cada marca ou produto. Com grande capacidade de se lembrar daquilo que cheira, o ser humano pode guardar a lembrança de 10.000 cheiros distintos. Comparada com a memória visual (que só registra uma média de 200 cores), essa característica pode ser aproveitada na construção de estratégias de marketing.

2 - Como uma fragrância pode atrair e fidelizar clientes?

Nosso olfato é um sentido com características únicas e fascinantes. Os receptores olfativos estão localizados em uma área muito próxima da região cerebral responsável pelas memórias e emoções. Sabe aquele cheirinho de bolo que imediatamente te remete à infância na casa da vovó ou aquele perfume que te faz lembrar de alguém especial ou, ainda, aquele cheiro de chuva que desperta uma preguiça e vontade de ficar em casa assistindo filme e tomando chocolate quente? Todas essas emoções são despertadas pelo seu olfato. Assim o Marketing Olfativo atua. Com a utilização de uma fragrância exclusiva é possível fazer o seu cliente lembrar da sua marca sempre que sentir aquele determinado cheiro.

 

3 - Como determinar o cheiro da minha marca?

Avaliam-se diversos aspectos, como as cores utilizadas na decoração do ambiente, o conceito da comunicação, o que a marca deseja transmitir ao cliente e o que o mesmo cliente deverá se lembrar quando sentir o cheiro da sua marca. A identificação da fragrância ideal para o seu negócio passa pela avaliação de especialistas de diversas áreas, que vão da avaliação e desenvolvimento até o marketing.

 

4 - O Marketing Olfativo pode aumentar minhas vendas?

Lembre-se: o Marketing Olfativo não se trata apenas de perfumar o ambiente. Diversos fatores são determinantes para uma estratégia bem-sucedida, desde o local onde o difusor de fragrância será posicionado até as cores utilizadas na decoração do ambiente. Tudo deve estar relacionado, proporcionando uma verdadeira experiência olfativa para os consumidores. Além disso, a utilização de tecnologias capazes de dispersar o cheiro de maneira rápida e uniforme no ambiente é essencial. Cada detalhe é importante, mas sem dúvidas, uma estratégia de Marketing Olfativo bem elaborada pode sim ajudar a atrair mais clientes e, com isso, maiores possibilidades de conversão.

 

5. Existem benefícios comprovados?

Sim! Fragrâncias são capazes de melhorar o humor, elevar a autoestima, valorizar o ambiente e despertar até a curiosidade. Além disso, a inibição de maus odores em locais de grande circulação de pessoas, o cheiro de comida para atrair clientes a um restaurante específico numa praça de alimentação. São diversos os benefícios observados pelas empresas que já utilizam o Marketing Olfativo como uma ferramenta de conversão.  

 

6 - Quais marcas utilizam o Marketing Olfativo?

Há vários cases de sucesso a serem explorados no mercado. O cheirinho de chiclete dos produtos Melissa, a sensação agradável de aconchego ao adentrar uma loja da Starbucks, a memória ativada ao passar em frente a uma loja de artigos esportivos e sentir o cheiro de um produto Nike. BMW, KFC, Hyatt, Shopping Cidade Jardim... Grandes empresas investem fortemente em marketing olfativo para atrair clientes, mas isso não significa que esse seja um mercado exclusivo dos grandes. Qualquer marca pode (e deve) utilizar-se dessa ferramenta. Hotéis, academias, shoppings, eventos, restaurantes, escolas... Qualquer empresa pode ter o seu “cheirinho de coisa boa”.

 

7 - É muito caro?

Existem algumas opções disponíveis para quem deseja utilizar o Marketing Olfativo como ferramenta de captação e conversão. Grandes marcas investem na criação de fragrâncias exclusivas e até patenteadas, o que demanda um investimento maior, já que é necessária a mobilização de diversos profissionais, matérias primas e tecnologia. Mas existem no mercado opções mais simples, porém, tão efetivas quanto as citadas anteriormente, por valores bem razoáveis e atrativos. Para tanto, a Airsense oferece, além da opção do desenvolvimento e criação de fragrâncias exclusivas, a opção de fragrâncias prontas e aparelhos de dispersão com alta tecnologia por um preço justo. Pode-se tanto comprar um aparelho para seu negócio ou residência quanto alugá-los por um valor mensal, em conjunto com as fragrâncias escolhidas. A empresa conta também com profissionais responsáveis pela manutenção destes aparelhos, o que facilita no momento da instalação, em casos de troca de refil de fragrâncias e correção de possíveis defeitos.

 

Gostou de saber como marketing olfativo pode ajudar sua empresa? Deixe sua opinião.

Jota Juniormarketing olfativo